O PSD/Açores quer saber se o Governo Regional “tem conhecimento real” dos recentes prejuízos causados pelo mau tempo na orla costeira do Pico, e se já está a proceder “ao levantamento das respetivas situações”.
Com efeito, “nos passados dias 5 e 6, a costa nordeste da ilha foi fustigada por intensa ondulação, provocando estragos muito significativos em zonas balneares e respetivos equipamentos, bem como em vias públicas e casas particulares”, lembra o deputado Cláudio Lopes.
Num requerimento enviado à Assembleia Legislativa dos Açores, o social-democrata acrescenta que “os prejuízos foram mais relevantes nas freguesias da Ribeirinha, da Piedade, no concelho das Lajes, e na freguesia da Prainha, esta do Concelho de São Roque. Estando o Inverno ainda a começar, é importante reparar estas situações com urgência, pois na eventualidade de as condições climatéricas piorarem, corre-se o risco dos prejuízos serem ainda mais graves e onerosos”, avança.
Cláudio Lopes questiona a tutela sobre “as intervenções que estarão a ser levadas a cabo. É preciso saber se o governo tem procurado salvaguardar os equipamentos públicos em causa e conferir a necessária reparação e segurança às moradias atingidas pela tempestade”, adianta.
“Considerando que as zonas balneares atingem a procura máxima na época estival, é conveniente que as mesmas sejam reparadas até ao Verão. E, no caso das casas particulares, os proprietários terão grandes dificuldades para, por si próprios, reparar os estragos ocorridos. Assim, quer num caso quer no outro, a ajuda do governo é de primordial importância”, concluiu o deputado do PSD/Açores.