Skip to main content

O PSD/Açores pediu informações ao governo regional sobre a eventual indicação de representantes da Região para acompanhar a comitiva do Presidente da República numa visita oficial às comunidades portuguesas das cidades de Toronto, no Canadá, e de San Francisco, nos Estados Unidos da América, entre os dias 25 de fevereiro a 1 de março.

Nessa deslocação oficial estão previstas diversas reuniões com empresários empreendedores e associações representativas.

Num requerimento, entregue no Parlamento açoriano, o deputado social democrata açoriano José Andrade recorda que “estas duas importantes comunidades portuguesas, na Província do Ontário e no Estado da Califórnia, são maioritariamente constituídas por açorianos de naturalidade ou descendência”.

Assim, defende, “Impõe-se, por isso, que a Região Autónoma dos Açores se encontre devidamente representada na comitiva presidencial, cumprindo, aliás, a praxe institucional – desde o antigo Primeiro-Ministro Pinto Balsemão, que se deslocou ao Canadá acompanhado pelo Presidente do Governo Regional, até ao anterior Presidente da República Jorge Sampaio, que visitou as comunidades luso-canadianas com representantes do Parlamento dos Açores”.

“Trata-se aqui de reconhecer a preponderância açoriana na diáspora portuguesa da América do Norte e, sobretudo, de respeitar os órgãos de governo próprio da Região Autónoma dos Açores”, refere no requerimento.

Segundo José Andrade, “o Presidente da República tem o dever político de considerar a presença institucional dos Açores numa visita de Estado a comunidades portuguesas de proveniência açoriana ou, se o não fizer, o Governo Regional tem o direito – e a obrigação – de fazer valer essa natural participação da Região Autónoma”.

Assim, o deputado do PSD/Açores pergunta se “foi a Região Autónoma dos Açores convidada, através do Governo Regional, para acompanhar a visita oficial do Presidente da República às comunidades portuguesas, especialmente açorianas, radicadas nas cidades de Toronto e San Francisco” e caso não tenha sido, “que diligências tomou ou vai tomar o Governo Regional para assegurar a devida presença institucional da Região Autónoma dos Açores nesta visita de Estado a dois dos mais importantes destinos da emigração açoriana na América do Norte?”.