Skip to main content

O PSD/Açores criticou o Governo Regional “pela falta de planeamento verificada no último Quadro Comunitário de Apoio, em que 407 projetos de investimento na agropecuária açoriana não foram contemplados com apoios”, disse o deputado Renato Cordeiro.

O social-democrata lamentou a incerteza “com que estes mesmos 407 projetos de investimento vão transitar para o próximo quadro comunitário de apoio, com a agravante de alguns terem a componente da reforma antecipada, que deixará de existir”, afirmou.

“Estamos cansados de um governo regional que remete as questões para a Comissão Europeia, e em vez de apresentar o seu planeamento. Neste caso, para os projetos que transitam para o próximo quadro comunitário, assim como os que irão ser realizados”, referiu Renato Cordeiro.

O deputado lembrou que o grupo parlamentar laranja “enviou um requerimento a 16 de Outubro de 2013, em que já questionava a situação desses 407 projetos, por ainda não terem tido resposta em relação à sua aprovação”.

Sobre a tutela regional, frisou que, “quando as verbas para determinados eixos se esgotam, isso só mostra que não se previu a real situação da nossa agropecuária. Evidencia a falta de planeamento, deixando um clima de desconfiança e descrédito por parte dos nossos produtores”.

Renato Cordeiro disse ainda que “a aprovação, neste último quadro comunitário de apoio, de 1080 projetos na área da modernização agrícola, demonstra bem a iniciativa por parte da produção, que nem sempre tem tido o devido acompanhamento deste governo”, concluiu.