Skip to main content

O PSD/Açores denunciou atrasos nos pagamentos de verbas devidas, desde 2012, às associações de bombeiros voluntários dos Açores, frisando que “sem apoios públicos, fica em perigo a atividade das corporações de bombeiros dos Açores e, consequentemente, em causa a segurança de pessoas e bens”, disse o deputado Joaquim Machado.

Num voto de protesto apresentado em plenário, na Assembleia Legislativa, o social-democrata avançou que, “dos 121.250 euros, previstos no Plano de 2012 para fardamento, equipamento e reparação de viaturas, o Governo Regional despendeu somente 70,8%. Além disso, os pagamentos ocorreram já em 2013, ou seja, seis meses depois de as corporações terem apresentado aquelas despesas”, explicou.

Segundo Joaquim Machado, “o mais estranho é que as verbas de 2012, destinadas a comparticipar trabalhos de reparação de quartéis, não tenham ainda sido processadas. Isto apesar de a Portaria para o efeito ter sido assinada há dezasseis meses por José Contente, então secretário regional com a tutela da proteção civil”, adiantou.

“São despesas que as corporações de bombeiros realizaram até 20 de setembro de 2012, e sobre as quais não foram ainda compensadas, daí resultando mais dificuldades para as suas instáveis tesourarias”, alertou o deputado do PSD/Açores.

“Esse atraso é inexplicável, uma vez que está em causa um montante inferior a 75 mil euros. Só por manifesta incúria, má vontade ou grave dificuldade financeira, 11 corporações de bombeiros aguardam há tanto tempo pelas verbas que lhe são devidas”, disse ainda o parlamentar.