O PSD/Açores pediu responsabilidades ao Governo Regional sobre os recentes problemas na operação de navios no Porto Comercial do Pico onde, “nas últimas duas semanas, a chegada de mercadorias não se verificou com a efetividade que se impõe legalmente”, disse o deputado Cláudio Lopes.
Pese embora as suas limitações, a estrutura picoense “é uma das mais movimentadas dos Açores”, refere o social-democrata, lembrando que, “no âmbito das obrigações do serviço público para o transporte marítimo de mercadorias entre a Região e o Continente, as empresas são obrigadas a um toque semanal naquele porto”, adiantou.
Segundo Cláudio Lopes, “a irregularidade na operação dos navios colocou em causa os stocks de mercadorias, levando em alguns casos ao seu esgotamento, e penalizando fortemente os comerciantes da ilha numa época tão importante como é a quadra natalícia”, frisou.
Num requerimento enviado à Assembleia Legislativa, o deputado do PSD/Açores quer explicações sobre as dificuldades da operação, “que terão acontecido em dois navios pertencentes a duas empresas diferentes, por avaria das gruas, o que requer um apuramento de causa”.
Assim Cláudio Lopes quer que o Governo Regional explique o sucedido “e diga como vai acautelar o problema no futuro, pois a situação não é nova”, afirmou.
“Estamos a falar de dificuldades acrescidas para uma ilha cuja atividade empresarial e comercial está muito dependente da regularidade daquele serviço semanal”, afirmou.
“É urgente que a tutela apresente garantias aos picoenses de que o serviço público será cumprido, exigindo das empresas em causa uma mais correta e segura interligação, por forma a que não se repita esta situação”, concluiu.