Skip to main content

O PSD/Açores alertou o Governo Regional para “os avultados prejuízos” que os ventos muito fortes e a intensa ondulação marítima da passada semana, no sul da ilha do Pico, “causaram nos portos de pesca da Manhenha/Piedade, Calheta de Nesquim, Ribeiras e São Caetano”.

Após visita aos locais, os social-democratas querem saber se a tutela “tem conhecimento dessas situações, e se está ou não a proceder ao levantamento das respetivas soluções”, disse o deputado Cláudio Lopes.

Num requerimento enviado à Assembleia Legislativa, o parlamentar questiona igualmente a tutela sobre os prazos para intervir “na reparação dos referidos danos, procurando salvaguardar os equipamentos públicos em causa e conferir a necessária segurança às moradias próximas a alguns daqueles portos”, adiantou.

Cláudio Lopes explicou que, no Porto da Manhenha/Piedade, “os galgamentos provocaram estragos nas casas de aprestos e chegaram à via pública, ameaçando inundar algumas casas. É preciso uma proteção à muralha do porto, que está desprotegido e sem um quebra-mar adequado”. Sobre o porto da Calheta de Nesquim, avançou que “o forte embate das ondas aumentou as fissuras na muralha do Porto, fragilizando ainda mais aquela estrutura”, frisou.

“No Porto das Ribeiras, o mar acabou por invadir a via pública, ameaçando a segurança, e provocou vários estragos na piscina municipal. O molhe do cais já está muito desprotegido e exposto ao embate das ondas, sendo necessária uma rápida intervenção. Quanto ao porto de São Caetano a forte ondulação danificou também o molhe de proteção da infraestrutura”, concretizou Cláudio Lopes.

O deputado do PSD/Açores lembra que “ainda estamos no início do inverno”, sublinhando então a importância “de se intervir na reparação das referidas situações com urgência. Na eventualidade de se repetirem estas condições climatéricas, os prejuízos podem ser muito mais graves e onerosos, daí o nosso pedido de responsabilidades ao Governo Regional”, concluiu.