O presidente do PSD/Açores anunciou a apresentação de uma iniciativa legislativa para promover a comercialização dos produtos culturais açorianos no exterior, nomeadamente no continente e na diáspora açoriana.
“O que pretendemos com esta iniciativa que vamos apresentar no parlamento regional é que a produção cultural açoriana – edições em DVD, CD e livros – possa ultrapassar as fronteiras da Região, levando não só a nossa produção cultural ao exterior, mas também a imagem dos Açores”, afirmou Duarte Freitas, após uma visita à editora Publiçor.
O líder dos social-democratas açorianos salientou que, dada a “quantidade e qualidade” dos produtos culturais açorianos, se justifica o apoio das entidades públicas regionais para este setor possa “ganhar projeção e mercado” no exterior.
Duarte Freitas revelou que a iniciativa legislativa consiste num projeto de resolução que recomenda ao governo regional que estabeleça protocolos com as Casas dos Açores espalhadas pelo mundo e negoceie diretamente com espaços comerciais no continente, no sentido de serem criados espaços próprios com a marca “Cultura Açores” destinados à exposição e venda de produtos culturais açorianos.
“É um contributo que o PSD/Açores dá para promover a qualidade que aqui se faz e também uma forma de levar mais longe o nome e a imagem dos Açores”, defendeu Duarte Freitas, referindo que compete aos órgãos de governo próprio da Região criar condições para o desenvolvimento da cultura nos Açores e a promoção da mesma fora do arquipélago.