Skip to main content

O PSD/Açores considerou que os 21545 desempregados da Região constituem “um trágico recorde”, sendo “o balanço mais evidente do primeiro ano deste Governo Regional, presidido por Vasco Cordeiro”, disse o deputado Joaquim Machado.

“É um número que envergonha a Autonomia, e que tem de envergonhar quem governa a Região. Representa uma realidade que não pode deixar ninguém indiferente e não pode deixar ninguém tranquilo nos Açores”, reforçou o social-democrata.

“Apesar de uma agenda para o emprego, apesar da abundância dos fundos comunitária e da sua tão propalada boa execução, apesar de uma carta de obras públicas e de tantos programas, a Região regista este número dramático, ao qual a CGTP acrescenta um contingente de trabalhadores com emprego precário e sub-emprego”, salientou Joaquim Machado.

O deputado do PSD/Açores recordou que, “há pouco tempo, neste mesmo parlamento ouvimos o senhor vice-presidente do governo, com alguma euforia, ou pelo menos algum otimismo, dizer que era melhor estar entre as regiões que têm menos desemprego que entre as que têm mais desemprego”.

“Infelizmente já não pode manter este princípio, nem aquela propaganda que lhe é habitual, pois já somos a segunda região em termos de maior desemprego do país”, avançou.

Joaquim Machado acrescentou que “há indicadores estatísticos que são ainda mais graves”, referindo que, “das três regiões do país, cujo desemprego aumentou do terceiro trimestre de 2012 para o período homólogo deste ano, lá surgem os Açores a liderar. Com uma subida 11 vezes superior à de Lisboa e 23 vezes maior que a da Região Norte”, concluiu.