O PSD/Açores pediu explicações ao Governo Regional sobre a demora na substuição de professores na Escola Secundária Manuel de Arriaga, na Horta, referindo que “há horários por preencher” e que “não se compreende a demora em autorizar a Escola a proceder ao imprescindível provimento dos mesmos”, disse o deputado Jorge Costa Pereira.
“Desde outubro está por preencher um horário completo de Educação Física, em regime de substituição, para todo o ano letivo. E, há mais de um mês, está também por preencher, devido a doença prolongada do titular, um horário completo de Português”, explicou o social-democrata, para quem “privar os alunos, durante tanto tempo, de disciplinas curriculares obrigatórias é inaceitável e prejudica de forma grave a sua aprendizagem”.
Num requerimento enviado à Assembleia Legislativa, o deputado do PSD/Açores adianta que a Escola Manuel de Arriaga desencadeou, “junto da tutela, os mecanismos necessários à substituição dos docentes e ao provimento dos horário. Mas, inexplicavelmente, e até à data, não foi ainda autorizada a prover os lugares vagos”.
“Assim, e durante todo o primeiro período, os alunos ficaram privados da disciplina de Educação Física, e durante grande parte do mesmo não tiveram professor na disciplina de Português”, prossegue Jorge Costa Pereira, dando voz aos pais e encarregados de educação dos alunos afetados “por uma inusitada situação, tanto mais que estão também em causa alunos do Ensino Secundário, sujeitos a exames nacionais”, adianta.
“O Governo Regional deve explicar as razões que poderão estar na base da demora, pois a mesma apresenta contornos incompreensíveis e inaceitáveis. Além de que traz claras consequências negativas para os alunos em causa”, conclui o deputado.