A inclusão, na Lei de Defesa dos EUA, de uma referência à Base das Lajes e à necessidade desta infraestrutura ser reavaliada no relatório sobre a presença militar americana na Europa, acordada esta terça-feira entre os Comités das Forças Armadas da Câmara dos Representantes e do Senado “constitui um passo importante para a defesa do interesse dos Açores mas não significa que este seja um processo encerrado ou que esteja garantida a manutenção do efetivo militar nas Lajes ”, considerou o presidente do PSD/Açores.
Duarte Freitas, em declarações à comunicação social , considerou o acordo alcançado entre a Câmara dos Representantes e o Senado dos EUA “mais um passo num caminho que é longo e difícil”. “Este é um assunto que ainda não está totalmente ganho pelo que é importante continuar a trabalhar em defesa da presença militar norte americana nas Lajes”, referiu.
Segundo o presidente do PSD/Açores, “é agora necessário que o acordo se concretize na votação que será feita no Senado e depois é importante continuar a fazer valer as posições dos Açores junto da administração norte americana”.
Para Duarte Freitas, “é importante não desistir de continuar a fazer os nossos melhores esforços de sensibilização das autoridade norte americanas. Este é um processo difícil, mas tem sido desenvolvido um trabalho muito significativo junto dos políticos norte americanos e junto das nossas comunidades. Com este acordo foi dado mais um passo, mas ainda há um longo caminho a percorrer”, disse.