Skip to main content

O deputado do PSD/Açores Jorge Macedo desafiou o governo regional a explicar como “entrega a amigos” o negócio de 15 milhões de euros para a instalação de painéis solares, alegando que o vice-presidente do executivo, Sérgio Ávila, apenas pretende “desviar as atenções do essencial”.

“Este parece ser um negócio entre amigos que merece explicações completas em termos de transparência e legalidade, pelo que o senhor vice-presidente do governo, em vez de disfarçar os incómodos e atacar a oposição, tem de preocupar-se em esclarecer como usa os dinheiros e o património públicos”, disse Jorge Macedo.

O deputado social-democrata salientou que as afirmações de Sérgio Ávila sobre o negócio com a empresa STRONGSURVIVAL “apenas tentam disfarçar o incómodo que este negócio está a provocar e desviar as atenções do essencial que tem vindo a público”.

“Esta empresa ainda antes de constituída já tinha assegurado um protocolo com o governo regional para utilização de bens públicos que lhe garante, em caso de denúncia, uma compensação que pode chegar a 15 milhões de euros”, afirmou.

Por outro lado, referiu Jorge Macedo, “não se conhecem concursos públicos ou consultas a outras empresas, em constituição ou já no mercado, para acederem a este negócio, pelo vistos tão lucrativo”.

“Acresce que não deixa de ser estranho que uma empresa em constituição tenha estas facilidades e que ainda aceda a financiamentos públicos de mais de mil vezes o seu capital”, salientou.