Skip to main content

O PSD/Açores entregou na Assembleia Legislativa uma proposta de resolução para a criação do Conselho Regional de Cultura.

Trata-se de um órgão que pretende ser “agregador das entidades representativas dos agentes do setor e como órgão consultivo do membro do governo com competência na matéria, para acompanhamento e aconselhamento das políticas oficiais da cultura açoriana”.

Segundo o deputado do PSD/Açores José Andrade, a iniciativa dos sociais democratas açorianos tem por objetivo “fazer dos agentes culturais parceiros da política cultural na nossa Região”.

“É uma iniciativa que constava do programa eleitoral do PSD nas últimas eleições regionais”, explica José Andrade, considerando que, “apesar de não constar do programa do governo do PS, se justifica implementar na presente legislatura a criação deste Conselho”.

“A definição e implementação das políticas culturais deve ser partilhada e potenciada com os protagonistas do setor – dos institutos culturais e instituições museológicas às associações de filarmónicas e folclore”, refere o deputado do PSD/Açores considerando, por isso, “que importa criar e dinamizar um órgão representativo das diversas entidades públicas e privadas que desenvolvem a sua atividade nas diferentes áreas da cultura açoriana – da cultura popular à criação contemporânea”.

O conselho agora proposto “deve proporcionar a reflexão e debate sobre os problemas e soluções da cultura açoriana, com caráter consultivo, para melhor habilitar as opções setoriais do Governo Regional”.

“A sua criação justifica-se plenamente como instrumento consequente de gestão de parceria para acompanhamento permanente e ajustamento possível da execução das políticas governamentais de cultura nos últimos três anos da presente legislatura”, conclui.