Skip to main content

O PSD/Açores denunciou que cerca de nove mil açorianos se encontram em lista de espera para uma cirurgia, muitos deles “há mais de três anos”, e considerou que estes números deveriam “envergonhar” o governo regional e a maioria socialista.

“Se juntarmos os sete mil doentes em lista de espera para uma cirurgia no hospital de Ponta Delgada aos dos hospitais de Angra do Heroísmo e Horta, estamos próximo dos nove mil açorianos à espera de uma cirurgia. Muitos deles esperam há mais de três anos. Isto não envergonha o governo dos Açores? Isto não envergonha a bancada que suporta o governo dos Açores?”, afirmou o deputado social-democrata Luís Maurício.

O parlamentar do PSD/Açores, que falava no debate das propostas de Orçamento e Plano para 2014, salientou que os números divulgados no portal do governo regional não correspondem à verdade, dado que apenas se referem às listas de espera superiores a 18 meses.

“A verdade é a que consta dos relatórios de contas dos hospitais da Região. Segundo o relatório de contas dos hospital de Ponta Delgada, a 31 de dezembro de 2012 encontravam-se 6131 doentes em lista de espera cirúrgica [só naquela unidade hospitalar]. Mas hoje, 11 meses depois, já são cerca de sete mil doentes em lista de espera”, referiu.

Luís Maurício acrescentou que, apesar do elevado número de doentes em lista de espera para uma cirurgia, o secretário regional da Saúde “rasgou” uma proposta do PSD/Açores que constava do Orçamento de 2013 relativa ao combate às listas de espera e que foi aprovada por todos os partidos.

“O senhor secretário regional da Saúde recusou cumprir essa proposta de combate às listas de espera. Dessa forma recusou prestar uma assistência suplementar aos doentes que se encontram em lista de espera cirúrgica”, disse o deputado social-democrata.