O presidente do PSD/Açores disse estar “profundamente preocupado” com a situação social que se verifica na Região e com o “grande aumento que se tem vindo a verificar ao nível do desemprego, que atinge já mais de 21.500 açorianos”, considerando, por isso, que o Plano e Orçamento para o próximo ano “constituem documentos essenciais para combater esta verdadeira tragédia social que os Açores enfrentam”.
Duarte Freitas, em declarações à comunicação social no início das jornadas parlamentares do partido, que decorrem até quarta-feira na Ribeira Grande, considera, por isso, “que é urgente que o governo regional e o Partido Socialista compreendam o que se está a passar e que trabalhem para encontrar soluções”.
O líder dos sociais democratas lamenta, desta forma, “a retórica de grande agressividade” que tem vindo a ser utilizada pelo governo regional e pelo PS/Açores. “O governo regional e o Partido Socialista deviam estar a trabalhar para resolver os problemas das vítimas da sua governação, mas nos últimos dias parecem estar mais preocupados em atacar o PSD/Açores, os partidos da oposição e agora também os parceiros sociais”.
Para Duarte Freitas, “esta retórica contra as oposições e contra os parceiros sociais demonstram que o governo regional e o PS/Açores só podem estar desorientados com os problemas que criaram nos Açores. Esperemos que seja possível inverter este caminho do governo regional e que seja possível trabalhar para encontrar soluções”.
De facto, segundo o líder dos sociais democratas açorianos, “não é só o PSD/Açores que está preocupado e apreensivo com a situação da nossa Região, também os outros partidos, a sociedade civil e os parceiros sociais têm manifestado grande preocupação para com os documentos apresentados pelo governo regional”. “É por isso muito estranho que o PS mostre estar apenas preocupado com a oposição quando tem tantos problemas para resolver”.
Duarte Freitas recordou que “o problema do desemprego não se resolve com o anúncio diário de medidas como se pode comprovar pela atuação do vice presidente do governo regional que anuncia medidas quase todos os dias e quanto mais anúncios faz, mais o desemprego aumenta”.
O presidente do PSD/Açores considera, por isso, que é de evitar “que se continuem a repetir situações como a ocorrida a semana passada em que por causa do desemprego o Partido Socialista dirigido por Vasco Cordeiro teve de vir responder publicamente às lamentáveis declarações do governo regional dirigido pelo vice-presidente Sérgio Ávila”.
Duarte Freitas garantiu que o PSD/Açores “continuará a ter uma postura responsável”, estando o partido “interessado em apresentar soluções para os problemas e propostas que melhorem a vida dos açorianos”