O PSD/Açores acusou o Governo Regional de “atirar milhões aos problemas da juventude”, entre eles o do desemprego, “cuja taxa se situa nuns preocupantes 40 por cento, sem soluções à vista”, disse o deputado Cláudio Almeida.
“Que política é esta que levou à atual taxa de desemprego jovem?”, questionou o social-democrata, querendo saber “que reais medidas de combate estão a ser praticadas. Notando-se que, neste valor de 40%, não estão ainda englobados os jovens que, dentro de dias, vão terminar o Estagiar L e T”, avançou.
“Depois de tantos planos, tantos programas, muitas promessas e muitos milhões atirados para os problemas, há qualquer coisa que está a falhar. E os números demonstram claramente a realidade”, lamentou Cláudio Almeida.
“Importa perceber o que aconteceu de errado nos últimos 17 anos. E assumir que, de uma vez por todas, a política de juventude é mais do que os meros apoios monetários e tem de ser transversal aos diversos organismos de governo”, afirmou o deputado do PSD/Açores.
Cláudio Almeida questionou ainda a tutela sobre as iniciativas regionais para o arrendamento e aquisição de casa própria, o combate às dependências assim como para a fixação dos mais jovens no arquipélago, afirmando que, “enquanto políticos, devemos tentar encontrar as melhores soluções para que os nossos jovens queiram voltar às suas origens”, concluiu.