O PSD/Açores vai abster-se na votação do Plano e Orçamento para 2014, anunciou o presidente dos sociais democratas açorianos.
Duarte Freitas, em declarações à comunicação social, justificou esta decisão com o facto dos Açores enfrentarem “a maior crise económica, financeira e social da Autonomia”.
“A nossa preocupação são as pessoas, são os mais de 21.500 desempregados e a pobreza que cresce. É por isso que o PSD/Açores vai abster-se no Plano e Orçamento”, disse Duarte Freitas, salientando que “o governo regional e o Partido Socialista não podem desculpar-se com a oposição”.
De facto, acrescentou o presidente dos sociais democratas açorianos, “com esta decisão o PSD/Açores dá todas as condições para que o governo combata a crise e para ajude os açorianos que são vítimas da sua própria governação. Esta é uma oportunidade que damos para ver se o Governo Regional consegue resolver de uma vez por todas a situação”, afirmou.
Duarte Freitas recordou que o PSD/Açores, assim como os restantes partidos da oposição, “apresentaram propostas para a Agenda Açoriana de combate à crise”. No entanto, “ao fim de um ano faltam resultados por parte do governo socialista”.
“Não são os partidos da oposição os responsáveis pela execução da Agenda. Faltam os resultados e esses são da exclusiva responsabilidade do Governo Regional e do Partido Socialista”, afirmou Duarte Freitas, recordando que é “ao governo açoriano que cabe implementar o que anuncia e corrigir o que implementou mal, para que o desemprego possa descer”.
O líder dos sociais democratas açorianos considera que “apesar da apresentação sucessiva de medidas para combate ao desemprego o que está a acontecer é que o problema continua a agravar-se pelo que não é de excluir que muitas destas medidas ou não chegam a ser postas em prática ou são mal executadas”.
O presidente do PSD/Açores anunciou ainda que o partido vai apresentar propostas de alteração aos documentos apresentados pelo governo regional.