Skip to main content

O PSD/Açores deu voz ao descontentamento de professores, pais e encarregados de educação das escolas Francisco Ornelas da Câmara (FOC) e Vitorino Nemésio (VN), na Praia da Vitória, “que culminou com um abaixo-assinado contra o fim do 3º Ciclo na FOC e sua transferência para a VN”, disse a deputada Judite Parreira.

A social-democrata falava à margem do debate sobre o Plano e Orçamento para 2014, onde explicou que “os pais preferem que os filhos frequentem o 3º Ciclo na escola onde frequentaram o 2º Ciclo, e os professores receiam que a medida reduza o número de turmas, lançando docentes para situações de horário zero ou de desemprego”, avançou.

“Ambos são unânimes em afirmar que as condições físicas da VN não são comparáveis às da FOC, um edifício de construção mais recente e melhor equipado, nomeadamente no que se refere a laboratórios”, frisou a deputada, lembrando que “professores, pais e encarregados de educação dos alunos do 1º Ciclo do concelho receiam também que a medida vise encerrar escolas do 1º Ciclo nas freguesias, transferindo os alunos para as salas vagas da FOC”, alertou.

Segundo Judite Parreira, e “quando confrontado com a situação”, o Senhor Secretário da tutela confirmou que a medida é para avançar, “numa lógica de uniformização de critérios, pois a Terceira, por uma questão de interesses – não especificou quais -, é a única ilha onde há escolas de 2º e 3º Ciclo, e que os pais não terão possibilidade de escolha. Os professores acompanharão os seus alunos, não devendo recear a redução de horários”, cita a parlamentar.

Judite Parreira reiterou o empenho do PSD/Açores em relação ao assunto, “mesmo se o senhor secretário garantiu que a medida não visa transferir as turmas do 1º Ciclo para as salas remanescentes da FOC, deixando claro que não irão encerrar escolas do 1º Ciclo nas freguesias rurais. Contudo estaremos atentos”, concluiu.