Os vereadores e deputados municipais eleitos pela coligação PSD/CDS-PP/PPM na Horta vão propor uma intervenção na rede de abastecimento público de água do concelho, de forma a “restaurar a confiança dos consumidores”.
Em conferência de imprensa, o vereador Luís Garcia e a deputada municipal Ilídia Quadrado referiram que esta proposta, que pretendem ver inscrita no plano de atividades da câmara da Horta para 2014, visa “assegurar a proteção e a segurança de todos os reservatórios de água”.
A proposta dos eleitos da coligação PSD/CDS-PP/PPM preconiza que a câmara da Horta “adquira um sistema de tratamento em função do caudal consumido e de controlo da qualidade da água, substitua as condutas que possam conter amianto e introduza procedimentos que garantam maior transparência e informação à população sobre a qualidade da água”.
Outro dos objetivos da coligação PSD/CDS-PP/PPM é ver rentabilizada a água das nascentes, através de um reforço da sua manutenção.
Segundo Ilídia Quadrado, esta é a forma de “restaurar a confiança dos consumidores no sistema de abastecimento público de água, depois dos recentes casos de contaminação”.
Outras propostas a apresentar no debate sobre o plano de atividades da câmara da Horta para 2014 são a requalificação do Mercado, criação de um Centro Municipal de explicações, elaboração da Carta Social do concelho e tornar “mais justo” o tarifário de água para a agricultura.
A coligação PSD/CDS-PP/PPM pretende ainda ver concluído o polivalente de Pedro Miguel e iniciado o processo para a construção do polivalente da Feteira.