Skip to main content

O PSD/Açores classificou o desemprego como “o mais triste e cruel balanço” do primeiro ano da governação de Vasco Cordeiro, afirmando que “estamos mais pobres, com menos emprego e menos esperança no futuro”.

“Há 21545 açorianos sem emprego, à espera de resposta”, disse o deputado Joaquim Machado.

O social-democrata considerou que “não há desculpa que ilibe o Governo Regional socialista neste drama social. Nos últimos 12 meses, oito açorianos por dia – um de três em três horas – ficaram desempregados. Fomos a região de Portugal que mais desemprego registou”, adiantou.

Analisando “um número sem precedentes em quase quatro décadas de Autonomia, e que deve envergonhar os governantes socialistas”, Joaquim Machado lembrou que “cada vez que o Governo Regional de Vasco Cordeiro anuncia uma medida para promover o emprego ou combater o desemprego, mais açorianos ficam privados de trabalho e de rendimentos para fazer face a uma vida condigna”.

O deputado do PSD/Açores assegura que a situação atual “não se compagina com o discurso da fantasia cor-de-rosa, porque 21545 pessoas desempregadas exigem mais do que desculpas e slogans de propaganda”.

“Não estamos no bom caminho, por mais que o presidente do Governo, Vasco Cordeiro, o afirme e, em vez de perder tempo a desculpar-se e a acusar a oposição, o governo devia, isso sim, preocupar-se a encontrar uma solução”, avançou Joaquim Machado.

O parlamentar criticou ainda o Governo Regional e o PS porque, “quando confrontados com o triste e dramático resultado das suas políticas, se desculpam com a República. E agora também se desculpam com o aumento da população ativa, que é idêntica à de 2011, quando havia 14 mil desempregados na Região”, concluiu.