O presidente do PSD/Açores manifestou “preocupação” com as declarações recentes da secretária regional da Solidariedade indicando que “as famílias devem ser chamadas a ajudar o Estado” no apoio às instituições particulares de solidariedade social, considerando que essa postura “poderá fazer com que aumentem ainda mais as dificuldades dos açorianos”.
Duarte Freitas, que falava à comunicação social no final de um encontro com o presidente da União das IPSS dos Açores, em Angra do Heroísmo, considerou que as propostas que o governo regional tem vindo a preparar “são arriscadas para o futuro” e devem ser “um motivo de preocupação para as famílias e para as próprias instituições”.
Para o líder dos sociais democratas açorianos, “as declarações que têm sido feitas pelo governo regional não podem deixar os açorianos tranquilos”.
De facto, acrescentou, “se o governo regional diz todos os dias que a situação financeira da Região é boa e que não há qualquer problema com as finanças regionais, não faz sentido que se tente agora sobrecarregar as famílias açorianas com mais custos ou que se venha dizer que elas devem ajudar o Estado”.
Além disso, acrescentou, “as próprias instituições podem vir a ter grandes problemas, uma vez que a redução dos financiamentos que o governo prevê aplicar poderá levar a que sejam reduzidos os serviços prestados às pessoas por essas instituições”.