O PSD/Açores lamentou que “o governo regional tenha decidido não aplicar as verbas inscritas no Orçamento da região para o combate às listas de espera cirúrgica”, considerando que “não se sabe hoje quem tutela o sector, se o secretário regional se o grupo parlamentar do Partido Socialista”.
Luís Maurício, que falava no plenário do parlamento açoriano, considerou “lamentável que num dia o secretário da Saúde diga claramente que não vai aplicar as verbas para a recuperação de listas de espera cirúrgica ao mesmo tempo que o Partido Socialista diz, no dia seguinte, que o governo as irá aplicar. Não se sabe quem manda na saúde, se o governo se a bancada parlamentar do PS”.
O PSD/Açores apresentou hoje um voto de protesto depois do secretário regional da Saúde ter afirmado, quarta-feira, que não iria utilizar os 700 mil euros colocados no orçamento regional para a redução de listas de espera cirúrgica. Esta verba tinha sido colocada no Orçamento para 2013 por proposta do PSD/Açores e recolheu os votos favoráveis de todos os partidos.
Luís Maurício lamentou, por isso, uma atitude que “prejudica milhares de açorianos que continuam a aguardar por disponibilidade dos hospitais para verem resolvidos os seus problemas de saúde” e estranhou que a bancada do PS, no debate do voto, “tenha dito precisamente o contrário do que foi afirmado pelo governo”.
“Enquanto os açorianos esperam que se decida quem manda na Saúde as listas de espera dos hospitais estão num caos”, considerou.