O presidente do PSD/Açores, Duarte Freitas, considerou de “grande relevância e totalmente justificada” a atribuição do grau de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique ao congressista norte-americano Devin Nunes.
Devin Nunes recebeu esta condecoração numa cerimónia realizada quarta-feira à noite na Embaixada de Portugal em Washington, na qual esteve presente o líder dos sociais democratas açorianos.
O grau de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique é a mais alta condecoração atribuída pelo Estado português a cidadãos estrangeiros.
O líder do PSD/Açores salientou que “Devin Nunes tem sido incansável na defesa da manutenção do contingente norte-americano na Base das Lajes e tem desenvolvido um grande trabalho no congresso e no senado dos Estados Unidos, mobilizando republicanos e democratas na defesa dos interesses dos Açores”.
“É um trabalho notável que, estou certo, tem o reconhecimento dos Açores e dos açorianos”, afirmou.
De facto, acrescentou, “assim que essa redução foi anunciada, o congressista Devin Nunes não poupou esforços. Desde logo nomeando uma pessoa em exclusividade para o seu gabinete que se dedica apenas a este assunto”.
“Depois, colocando a questão das Lajes na agenda do congresso e do senado, sabendo congregar esforços, não só entre os políticos descendentes de açorianos, mas também entre outras personalidades dos partidos Republicano e Democrata”, disse.
“Numa altura em que, como todos sabem, a política norte-americana se encontra muito dividida é ainda mais significativo que tenha sido possível juntar republicanos e democratas, do congresso e do senado, em defesa da Base das Lajes”.
“Devin Nunes é um grande amigo dos Açores e se não fosse a sua atuação este momento, que já é difícil, seria muito mais complicado”, afirmou.
Na verdade, destacou, “esse trabalho tem dado frutos e se ainda há muito a fazer, não é menos verdade que foram conseguidos alguns avanços em todo este processo”.
Depois do congresso “ter conseguido adiar a concretização da redução do contingente militar norte americano, há agora que congregar esforços para que essa intenção de redução não se concretize”.
Duarte Freitas terminou ontem uma deslocação de quatro dias a Boston e a Washington onde desenvolveu contactos com congressistas e senadores dos EUA e com representantes políticos estaduais de Massachusetts.
O presidente do PSD/Açores quis dar conta “do impacto que uma eventual redução do contingente militar norte-americano na Base das Lajes terá na economia da Região e muito em particular na ilha Terceira”.
“Assim como no congresso e no senado este assunto está a mobilizar republicanos e democratas, também nos Açores os partidos estão a trabalhar de forma conjunta em torno de um único objetivo: assegurar que a presença norte americana nas Lajes não é reduzida. Como tive oportunidade de dizer nas diversas reuniões em que participei, o PSD/Açores está totalmente disponível para todas as iniciativas que sejam consideradas necessárias na defesa dos interesses da nossa Região”, afirmou.