O presidente do PSD/Açores garantiu, em Washington, a um conjunto de congressistas norte-americanos que “existe nos Açores um grande consenso em torno da necessidade de manter o atual contingente militar na Base das Lajes”, sendo por isso fundamental “continuar a trabalhar neste assunto para que ele não caia no esquecimento”.
Duarte Freitas, que se encontra nos Estados Unidos para abordar a questão da base das Lajes com diversos responsáveis políticos norte-americanos, como Devin Nunes, David Valadão, Doug LaMalfa e Jim Costa (Califórnia), James McGovern (Massachusetts), Peter Visclosky (Indiana), e David Cecilline (Rhode Island), entre outros, alertou para a “necessidade de encontrar uma solução que tenha em conta o relacionamento de grande proximidade que sempre existiu entre a Região e os Estados Unidos”.
“A eventual redução do contingente militar da Base das Lajes provocará dificuldades nos Açores, mas também terá efeito nos Estados Unidos”, disse Duarte Freitas, recordando que “a grande comunidade açoriana residente nos EUA acabará por ser afetada também com as dificuldades dos seus familiares nos Açores”.
O presidente do PSD/Açores salientou ainda “o espírito de total entendimento” que existe na Região em relação à Base das Lajes.
“Este é um assunto para o qual existe um grande consenso regional”, afirmou Duarte Freitas, salientando que também no congresso dos Estados Unidos “temos vindo a verificar existir uma aproximação entre Republicanos e Democratas de forma a que possa ser encontrada uma solução que defenda os Açores”.
“Sabemos nos Açores do grande trabalho que tem vindo a ser concretizado em Washington para evitar a redução da força militar dos EUA na Base das Lajes durante o ano de 2013. Sei que este é um assunto que não está encerrado, mas é importante continuar a trabalhar para evitar essa redução ou para garantir que a economia da ilha Terceira, e dos Açores, não tenha de enfrentar ainda mais problemas”, disse o presidente do PSD/Açores.