Skip to main content

O presidente do PSD/Açores incentivou, em Boston, os membros do Grupo Legislativo Luso-Americano do Estado do Massachusetts a “manter na agenda política a questão da eventual redução do contingente norte-americano da Base das Lajes”.

“O trabalho que têm desenvolvido tem sido excelente, mas é preciso continuar esses esforços sabendo que podem contar com todo o apoio por parte dos Açores e dos seus representantes políticos”, disse.

O líder dos sociais democratas açorianos, que se encontrou também com o presidente da Câmara dos Representantes, Robert DeLeo, e com a presidente do Senado do Estado do Massachusetts, Theresa Murray, teve oportunidade de referir que a questão da base das Lajes “tem sido encarada com grande preocupação”.

“Como líder da oposição nos Açores quis também transmitir que nesta questão estamos totalmente ao lado do governo regional em todos os esforços que se demonstrarem necessários para que este assunto da Base das Lajes não seja abandonado”, disse Duarte Freitas, salientando que este é também “um assunto de relevância nacional”.

Duarte Freitas salienta, por isso, “não só o trabalho que tem sido desenvolvido pelo governo regional, mas também o apoio que temos recebido do Embaixador de Portugal em Washington”. “Esse apoio tem sido imprescindível para que a ameaça da redução do contingente militar nas Lajes não seja esquecida”.

Segundo o líder dos sociais democratas açorianos, “é muito importante que os açorianos residentes dos Estados Unidos continuem também a fazer chegar aos seus representantes essa preocupação. A comunidade açoriana tem relevância em diversos Estados pelo que é importante que nos Estados Unidos se perceba que este não é apenas um problema açoriano”.

O Grupo Legislativo Luso-Americano do Estado do Massachusetts é constituído pelos congressistas estaduais António Cabral, Fernandes, Vieira, Silvia, e Macedo e pelos senadores estaduais Marc Pacheco e Michael Rodrigues.

Ao final do dia, Duarte Freitas esteve também em New Bedford com empresários e com diversos representantes das comunidades açorianas. Ali, o presidente do PSD/Açores, teve oportunidade de desafiar os presentes a olharem para os Açores como uma Região “onde existem diversas oportunidades nas novas áreas de negócio que podem ser muito interessantes”.

Os Açores “são uma região da União Europeia que fica a pouco mais de quatro horas de Boston. Este é um potencial que pode ser aproveitado para o desenvolvimento da Região e para o desenvolvimento das empresas norte americanas que ali queiram investir”.