As próximas eleições autárquicas “têm como objetivo escolher os melhores projetos para cada um dos concelhos dos Açores e os candidatos sociais democratas açorianos estão a dar provas de que apresentam os melhores projetos para as suas populações”, defendeu terça-feira, na Horta, o presidente do PSD/Açores.
Duarte Freitas, que discursava num comício de apoio à candidatura de Luís Garcia à presidência da câmara da Horta, recordou que as eleições do próximo domingo “não se destinam a avaliar este ou aquele governo. Vamos escolher a nossa junta, a nossa assembleia municipal e a nossa câmara. Conhecemos os candidatos, sabemos bem do seu trabalho nas respetivas comunidades. Estas são eleições de proximidade pelo que não vale a pena andar a atirar as desculpas do que não se fez para outros”.
Para o presidente dos sociais democratas açorianos, “em eleições locais a única motivação de voto deve ser local e pessoal”, pelo que “só quem não respeita verdadeiramente a importância do poder local ou não tem propostas ou candidatos credíveis é que tenta confundir os eleitores”.
“Não nos podemos deixar iludir hoje para não nos arrependermos amanhã”, disse.
Assim, alertou, “nestas eleições não podemos escolher aqueles que falam grosso contra um governo e calam contra outro. Não podemos escolher aqueles que, entre uma reivindicação justa das suas populações e uma desculpa do governo regional, escolhem sempre as desculpas do governo. Não podemos escolher aqueles que estão sempre prontos a explicar porque é que o governo regional não faz isto ou aquilo e nunca estão disponíveis para ir perguntar ao governo porque é que não faz”.
Duarte Freitas destacou, por isso, os compromissos que os candidatos sociais democratas têm assumido junto dos cidadãos: “aqui estamos nós, como sempre, para defender os açorianos, para lutar pela nossa terra. Apostamos nas políticas sociais que respondam à crise e apenas nos comprometemos com aquilo que sabemos poder cumprir”.
“As pessoas estão cansadas das campanhas demagógicas, dos candidatos que dizem que vão fazer tudo”, acrescentou.
O presidente do PSD/Açores destacou, por isso, “a confiança que o Luís Garcia merece pelo exemplo de responsabilidade com que se apresenta nesta campanha: não promete fazer tudo porque sabe que é impossível fazer tudo. Mas o Luís Garcia compromete-se com aquilo que sabe que pode fazer”.
“Temos muito orgulho nestas listas de candidatos e muita confiança de que são capazes de resgatar a esperança dos faialenses. Cada pessoa pode fazer a diferença. A diferença que o Faial precisa para a mudança que o Faial merece”, concluiu.