O presidente do PSD/Açores lamentou “o estado a que o concelho de Angra do Heroísmo chegou” e que é visível “no facto do próprio Partido Socialista, que governou a autarquia nas últimas duas décadas, ter vergonha dos seus candidatos passando o tempo a criticar a nossa coligação e não a apresentar propostas para o concelho”.
Duarte Freitas, que discursava num comício da candidatura da coligação “Por Angra”, considerou “muito importante” que a autarquia “possa recuperar o brilho de outrora e voltar a afirmar-se no contexto regional”.
O líder dos sociais democratas açorianos considerou, por isso, que o projeto apresentado pela candidatura de António Ventura, “não é a coligação do PSD/Açores e do CDS/PP apenas para tirar a câmara de Angra do Heroísmo ao Partido Socialista, mas sim uma coligação de angrenses muito preocupados com o futuro do seu concelho”.
De facto, recordou, “não há um angrense – nem os próprios socialistas – satisfeito com a sua câmara municipal e isso diz muito do estado a que o concelho de Angra chegou”.
Duarte Freitas recordou que recentemente “o presidente do PS bem tentou misturar as eleições autárquicas com a política nacional, dizendo que ‘não devem reeditar em Angra a coligação de partidos que desgoverna a República’ ignorando “que estão em causa eleições autárquicas e a escolha de presidentes de junta e de câmara, envolvendo pessoas e projetos de cada uma das nossas terras”.
Em Angra do Heroísmo, reforçou, “o que o PS não quer falar é da desgovernação da câmara que devia envergonhar os socialistas pelo mal que fez a este concelho”.
Duarte Freitas apelou, por isso, ao voto na candidatura de António Ventura, que apresenta “uma equipa e um projeto que tem em Angra a sua primeira e única causa”.