O candidato do PSD/Açores ao município ribeiragrandense, Alexandre Gaudêncio, assume o compromisso de enaltecer o papel das filarmónicas do concelho nortenho naquele que é o dia nacional das filarmónicas (1 de setembro).
Depois de visitar as filarmónicas do concelho, Gaudêncio pretende “Preservar as tradições e o património caraterístico do povo ribeiragrandense e o papel das bandas filarmónicas enquanto entidades transmissoras da identidade cultural das freguesias do nosso concelho” é um compromisso assumido pelo social-democrata ao ser escolhido para liderar os destinos da Câmara Municipal da Ribeira Grande.
Por essa razão, Alexandre Gaudêncio pretende ter “um contributo mais eficaz junto das instituições musicais” de onde destacou a necessidade de “mais apoios financeiros (nos últimos anos face à atual gestão do executivo camarário esse apoio passou de 3.000 € para 1.000 € / ano), de uma maior divulgação e uma maior projeção das filarmónicas a nível concelhio sempre com a cooperação da autarquia”.
Porquanto faz parte da linha de ação da candidatura do PPD/PSD Açores: incentivar a presença de jovens em filarmónicas, apoiar a formação musical dos músicos através de protocolos com professores de música e com a academia de música da Ribeira Grande, promover desfiles de todas as bandas do concelho e envolver as filarmónicas na agenda cultural do concelho (por exemplo nas Noites Verão).
Alexandre Gaudêncio pretende ainda alargar o “Estatuto do Voluntário” precisamente junto das bandas filarmónicas de modo a terem acessos a descontos em serviços geridos pela autarquia (piscinas, teatro, etc.) como “uma forma de apoiar aqueles que se dedicam a esta causa”.
Por último, Gaudêncio referiu que vai instituir “um gabinete de apoio às instituições locais” como uma forma de as auxiliar nas candidaturas a projetos regionais e nacionais de apoio à sua atividade.
Um novo começo para a nossa terra reafirma assim a sua disponibilidade para valorizar as tradições e instituições que elevam o nome da Ribeira Grande além-fronteiras.