O PSD/Açores pediu a audição do secretário regional da Educação, Ciência e Cultura na comissão parlamentar de Assuntos Sociais para que seja explicada “a estranha diminuição do número de professores ao serviço na Região”.
De facto, os sociais democratas açorianos estranham “essa redução” uma vez que ela que “não era esperada tendo em conta as declarações feitas o ano passado pelos responsáveis do governo e do Partido Socialista aquando da colocação de professores para o ano lectivo 2012/13”.
Agora, “começa a existir a convicção clara de que este secretário está empenhado em corrigir o que parecem ser erros de toda a sua herança mesmo nos casos em que isso acaba por representar mais pessoas sem trabalho, neste caso professores”.
O ano passado “o governo regional e o PS diziam que eram necessários mais professores por causa do aumento da escolaridade obrigatória, este ano, de repente, essas necessidades parecem ter desaparecido”, salienta o deputado social democrata açoriano Joaquim Machado.
“Existe aqui uma prática que demonstra uma estratégia de inverter promessas eleitorais. Em 2012 Cláudia Cardoso prometia mais professores e José Contente prometia mais bolsas de investigação científica. Em 2013 chega Luís Fagundes Duarte, diminui o número de professores e rasgam-se as promessas das bolsas”, acrescenta.