Skip to main content

O candidato da coligação “Pela Nossa Terra” à Câmara da Horta, Luís Garcia, defendeu numa reunião com a direção da Bombeiros Voluntários do Faial a “rápida construção de um novo quartel de bombeiros” fora do centro da cidade, considerando que esse “investimento é importante para a Associação mas também para a cidade”.

Para Luís Garcia, esta construção justifica-se porque o “atual quartel está obsoleto e já não consegue responder em termos operacionais às reais necessidades da corporação” mas também por “razões de segurança”.

Segundo o candidato, a retirada do quartel do centro da cidade permitirá outra eficácia no apoio às populações em caso de catástrofe.

Além disso, a “saída do quartel do centro da cidade possibilitará algumas alterações de trânsito na Horta”, permitindo, com maior facilidade, o fecho de algumas ruas à circulação de veículos e a criação de oportunidades de negócio que ajudem a dinamizar a nossa baixa citadina, defendeu.

Luís Garcia lamentou que o Governo Regional tenha já por diversas vezes adiado esta obra e comprometeu-se em empenhar-se “na sua concretização” e em acautelar a localização pretendida: “há muito que se fala num terreno em Santa Bárbara mas não existe nenhuma medida que salvaguarde essa situação”.

Luís Garcia comprometeu-se também com o “pagamento do seguro dos bombeiros voluntários”, pois a Autarquia deixou, no ano passado, de suportar esse seguro apesar de estar a cobrar uma Taxa de Proteção Civil aos Faialenses.

O candidato considerou que a instituição do Dia Municipal do Bombeiro foi uma “boa iniciativa” da Autarquia e “que se deve manter”, concluiu.