O candidato da coligação “Pela Nossa Terra” à Câmara da Horta, Luís Garcia, reuniu com a Direção da Associação de Agricultores do Faial (AAIF) e comprometeu-se a alterar o atual tarifário de água para a agricultura.
O tarifário de água da Câmara Municipal para a agricultura prevê atualmente dois escalões. Um escalão único para os consumidores ligados na lagoa artificial (a faturar a 0,71€/m3 – tarifário de 2013) e outro escalão único para os consumidores ligados na rede de abastecimento da Autarquia (a faturar a 1,02€/m3 – tarifário de 2013).
Para o candidato “esta situação criará desigualdades entre empresários do mesmo ramo, penalizando duplamente os que não têm acesso à água da lagoa artificial, por razões que não lhes podem ser imputadas”, assim entende que é preciso “alterar este tarifário porque ele consubstancia uma injustiça”.
Luís Garcia recordou que era vereador da Câmara na altura em que isso foi definido e propôs que a “Câmara na negociação das condições a estabelecer com o IROA para a gestão da lagoa artificial procurasse encontrar soluções para anular este diferencial nos custos de água para a agricultura, permitindo que faturasse a água ao mesmo preço a todos os agricultores do Faial”, mas que tal nunca foi conseguido.
O candidato aproveitou para apresentar a sua intenção de “instituir o Dia Municipal do Agricultor” e de “realizar anualmente um fórum de debate sobre os problemas, as potencialidades e os desafios deste setor” e para o qual “quer contar com a participação ativa das associações representativas do setor”.
O candidato também expressou o seu apoio ao projeto da Associação de Agricultores de criação de uma Central Hortofrutícola e Florícola que no seu entendimento “muito ajudará a organizar e a planear a produção agrícola” no Faial, concluiu.