A candidata do PSD/Açores à presidência da câmara municipal da Praia da Vitória comprometeu-se a fixar “famílias economicamente desfavorecidas nas freguesias do concelho”, promovendo “a aquisição de habitações devolutas ou degradadas para colmatar os problemas dos agregados com maiores dificuldades económicas, apoiando assim as nossas empresas de construção civil e criando postos de trabalho”, avançou.
“Ao contrário da opinião do atual presidente da câmara, não entendemos a fixação de novas famílias nas freguesias como um problema para a freguesia, desde que haja um diagnóstico social feito de forma correta, e que a câmara se proponha fazer o respetivo acompanhamento, traçando-lhes um plano de intervenção ajustado às suas necessidades específicas”, explicou Judite Parreira.
Defendendo que “a intervenção dos municípios no âmbito da ação social é indispensável para atenuar os fenómenos de pobreza e exclusão social”, a social-democrata considera que “essas famílias necessitam de um tratamento e de um apoio diferenciado, assente em diagnósticos aprofundados, que não se enquadra nos bairros sociais, mas sim na disponibilidade do parque habitacional das nossas freguesias”, referiu.
“A grave crise económica em que vivemos e a situação de fragilidade financeira das empresas levaram ao desemprego milhares de pessoas e fizeram surgir uma nova pobreza em famílias, até então, muito organizadas e em situação económica, aparentemente, estável”, adiantou Judite Parreira, garantindo que o município “vai dar resposta imediata aos casos extremos de carência económica e social e que exijam resolução urgente”.
“Vamos conceder benefícios em áreas de intervenção relacionados com necessidades básicas de vida. De preferência em cooperação ou complementaridade com o Instituto para o Desenvolvimento Social dos Açores e em parceria com as Instituições de Solidariedade Social existentes no concelho”, concluiu a candidata.