Skip to main content

Judite Parreira apresentou como prioridade a construção de um Centro Geriátrico no concelho, frisando a necessidade de uma estrutura “para colmatar as carências, quer do Lar de Idosos de São Brás quer do Lar D. Pedro V, onde há idosos acamados que necessitam de outro tipo de cuidados”, avançou.

Segundo a candidata do PSD/Açores à câmara municipal da Praia da Vitória, “o apoio aos idosos merece a nossa especial atenção e justifica-se em pleno um Centro Geriátrico, pois falta pessoal especializado e em número suficiente para dar resposta a um tipo de necessidades que aumenta de ano para ano”, explicou.

“Há muitos doentes idosos acamados, cujo cuidado ultrapassa a função de um lar, daí que a criação desse tipo de estrutura seja precisa a curto prazo. Além de resolver o problema, os cuidados seriam prestados por pessoal especializado, permitindo mais qualidade de vida a quem já deu muito de si à nossa terra”, disse.

Judite Parreira acusou o atual presidente de câmara, “de não cumprir duas das suas bandeiras eleitorais de 2009”, nomeadamente “a construção dos lares de idosos das Lajes e dos Biscoitos. E, durante quatro anos, nada foi feito nesse sentido”, criticou.

“É preciso dar uma resposta imediata no sentido de criar mais condições para os idosos que não podem ficar nas suas casas e, se a câmara não tem essa capacidade, ou se a perdeu entretanto, deve incentivar os privados, criado condições para avançarem com iniciativas na área”, referiu.

“O Lar D. Pedro V tem uma capacidade para 56 utentes, e não cobre as necessidades do concelho. Mesmo depois da sua ampliação, que vai avançar em breve, terá capacidade para 70 utentes, o que é insuficiente, pois a procura é maior que a oferta a esse nível na Praia da Vitória”, lembrou Judite Parreira.

A candidata do PSD/Açores garantiu ainda “o reforço do serviço domiciliário, quer ao nível dos cuidados de higiene como na distribuição de refeições, pois sabemos que ainda há muita gente a quem esses cuidados não chegam”, concluiu.