O presidente do PSD/Açores lamentou que “o governo regional não esteja a fazer tudo o que está ao seu alcance para combater as carências alimentares que se verificam na Região”, nomeadamente, “ao não aproveitar os mecanismos de ajuda nacional existentes”.
Duarte Freitas, em declarações à comunicação social no final de uma reunião com a direção da Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada, estranhou “que perante as carências que vão sendo relatadas publicamente o governo regional não tenha aproveitado as verbas nacionais que existem e que estão disponíveis”.
O líder dos sociais democratas açorianos recordou que “existe um programa de ajuda alimentar nacional, que não tem nada a ver com um programa semelhante que existe na União Europeia”. “No entanto, sublinhou, “esse programa tem verbas para todas as regiões do país e o que se sabe é que os Açores ainda não utilizaram mais de cinquenta por cento dos fundos que têm à sua disposição”.
As instituições da região “que se dedicam a combater as carências alimentares têm de perceber que existem verbas para as ajudar e que essas verbas estão à disposição da Região”, disse.
Para o presidente do PSD/Açores “são também estranhas algumas das afirmações que têm sido feitas sobre o programa comunitário de ajuda alimentar”. De facto, referiu, “já por várias vezes foi afirmado publicamente que esse programa europeu não vai acabar.
Vai ser criado um novo programa uma vez que o atual tem por base os excedentes alimentares resultantes da PAC”.
“O que é importante é que os apoios não vão desaparecer. Eles vão continuar a existir, agora com uma nova configuração na sequência das alterações que estão a ser introduzidas à Política Agrícola Comum”.
A reunião realizada esta manhã “insere-se no conjunto de encontros que o PSD/Açores tem vindo a realizar a diversas instituições de solidariedade social, não só para conhecer as suas necessidades, mas também para disponibilizar o apoio do partido de forma a combater a maior crise financeira, económica e social da Autonomia”, referiu.