O presidente do PSD/Açores apelou à necessidade de “um esforço de diálogo e cooperação entre partidos, organizações da sociedade civil e entre instituições” para que “se possa combater as dificuldades que muitos açorianos atravessam na sequência da maior crise financeira, económica e social da Autonomia”.
Duarte Freitas, que falava na apresentação da candidatura de Luís Filipe Silva à presidência da câmara municipal de São Roque do Pico, elogiou, precisamente, o trabalho “de consenso e de diálogo que foi possível manter entre São Roque do Pico e com o atual e anterior governos regionais”, o que considerou, “um exemplo”.
Para o presidente do PSD/Açores “esta capacidade de diálogo e de cooperação é também um sinal de maturidade do nosso regime autonómico” e a demonstração de que os autarcas sociais democratas açorianos “sabem colocar os interesses dos nossos cidadãos e das nossas terras acima de interesses circunstanciais e parcelares”.
Duarte Freitas sublinhou ainda “a visão estratégica do Luís Filipe, bem expressa quando lançou” a marca “São Roque – capital do turismo rural”.
“Hoje percebe-se que este é o caminho para as nossas ilhas e não tenho dúvidas de que São Roque, o Pico e os Açores vão beneficiar muito deste projeto do Luís Filipe”. “Onde outros erraram na estratégia do turismo, o Luís Filipe foi certeiro”, afirmou.
Por isso, Duarte Freitas entende que os eleitores devem optar por escolher “quem conhecem melhor” e quem “já deu provas” do seu trabalho, e não “em quem acabou de chegar” ou “quem está sujeito e dependente de outros poderes”.