O candidato social-democrata à Câmara Municipal da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, pretende melhorar as políticas de saúde e sociais do concelho trazendo mais médicos de família para a segunda maior cidade da ilha.
“A qualidade de vida e o bem-estar da população é uma urgência para o concelho da Ribeira Grande, nomeadamente para as localidades mais distantes dos centros de cuidados de saúde” afirmou o social-democrata na visita à Santa Casa da Misericórdia da Maia.
Assim, alertou para o facto de quase 60% da população não ter médico de família (18.000 pessoas) que na sua opinião deve ser “uma necessidade que deve ser colmatada e cumprida”.
Alexandre Gaudêncio aproveitou ainda para denunciar “as instalações precárias da Santa Casa da Misericórdia da Maia e a falta de intervenção das entidades competentes na instituição”, realçando o facto de existirem 20 utentes para 4 funcionários.
Numa Câmara Municipal liderada por Alexandre Gaudêncio, existe a intenção de trazer “mais médicos especializados em medicina geral e familiar por forma a garantirmos o acesso de todos – e inclusive das populações mais longínquas – aos cuidados de saúde no concelho”.
Gaudêncio anuncia ainda o propósito de realizar esses protocolos em espaços físicos de instituições do concelho, sejam em casas do povo ou santas casas da misericórdia, “pois são essas instituições que lidam diariamente com os problemas das pessoas, e é uma forma de estarmos mais perto de todos, em particular daqueles que não podem recorrer a cuidados de saúde no setor privado”.