Skip to main content

Os deputados do PSD/Açores eleitos pela Terceira alertaram para facto da atual proposta de reestruturação da Saúde na Região “prever o desaparecimento de valências no Centro de Oncologia dos Açores, como é o caso da Nutrição, e de concentrá-la no hospital. Mesmo quando se sabe que o hospital tem uma lista de espera de 4 anos para aquela especialidade”, disse António Ventura.

O social-democrata falava após uma reunião com a Associação de Diabéticos Açorianos, frisando que “o documento em apreço, sobre a reestruturação do Sistema Regional de Saúde é um mau documento. Já o dissemos”.

Segundo António Ventura, “esperamos que o novo documento, anunciado para o dia 1 de setembro, possa reforçar, e não reduzir, o combate e a prevenção de algumas realidades de saúde que são preocupantes também na ilha Terceira”.

“Falamos do caso da prevenção da obesidade, do excesso de peso e da Diabetes. Nos últimos dados conhecidos, a Terceira atesta uma das mais elevadas taxas de prevalência do excesso de peso, 39%, e de obesidade, com 21%. Daí esta nossa preocupação e o nosso alerta”, referiu.

“Preocupante é também a ausência de informações sobre o destino dos vários programas de acompanhamento em curso nos Centros de Saúde”, concluiu António Ventura.