Skip to main content

O presidente do PSD/Açores congratulou-se com a decisão da Câmara dos Representantes norte-americana de impedir a diminuição do efetivo militar na Base das Lajes no próximo ano.

Duarte Freitas, em declarações à comunicação social, considerou essa decisão “fruto do grande trabalho que tem sido desenvolvido pelos representantes políticos das comunidades açorianas, mas também do intenso esforço conjunto que tem sido feito na Região para que o assunto não seja esquecido”.

“Julgo que essa decisão deve orgulhar os representantes políticos das nossas comunidades porque é fruto do seu trabalho, mas também o presidente do governo regional que tem desenvolvido importantes contactos nos Estados Unidos e os partidos políticos devem ficar satisfeitos por ver que esse intenso trabalho está a dar frutos”.

“Essa decisão não significa que o problema da base das Lajes esteja resolvido, mas significa que o esforço de todos pode ser um contributo importante para que possa ser mantido o efetivo militar norte americano na ilha Terceira”, disse Duarte Freitas.

O presidente dos sociais democratas recordou que ainda recentemente teve oportunidade de se encontrar com o congressista Devin Nunes, no Porto, num encontro onde foi abordada, precisamente, “esta questão da redução do efetivo militar na base das Lajes”.

“Como referi na altura”, disse Duarte Freitas, “esta é uma questão que vai para lá dos partidos. É um assunto que, pela sua importância para a economia da Terceira e da Região, deve unir todos os representantes políticos açorianos. Essa união será também uma demonstração do empenho dos Açores em defender os seus interesses”.

Duarte Freitas revelou ainda que teve já oportunidade de enviar uma carta aos representantes políticos norte americanos oriundos das comunidades açorianas “não só dando os parabéns por esta conquista importante, mas também disponibilizando o apoio do PSD/Açores para todas as iniciativas que estes venham a considerar importantes”.

O presidente do PSD/Açores disse ainda que “essa disponibilidade total do PSD/Açores foi também manifestada novamente ao presidente do governo dos Açores”.