O PSD/Açores pediu informações ao governo regional sobre as medidas que estão a ser adotadas para impedir a falta de alimentos para o gado, na sequência do mau tempo que tem afetado a Região nos últimos meses e agravada pela seca que se está a registar atualmente.
Num requerimento enviado ao governo regional, assinado pelos deputados sociais democratas açorianos Renato Cordeiro, Duarte Freitas, António Ventura e Bruno Belo, os parlamentares do PSD/Açores recordam que “as condições climatéricas têm dificultado a produção de forragens na nossa região” pelo que se torna “urgente analisar a situação do nosso sector agrícola”.
De facto, “já em Maio de 2012, as fortes enxurradas atrasaram a sementeira de milho, sendo esta posteriormente agravada com o furacão Gordon em Agosto, diminuindo em muito o recurso em silagem de milho”. “Seguiu-se um período de Outono/Inverno/Primavera muito chuvoso e com temperaturas baixas, que diminuíram a produção de pastagem, verificando-se em alguns casos a morte de animais nas pastagens”, afirmam os deputados do PSD/Açores.
O mau tempo que se tem registado “para além de ter prejudicado a obtenção de alimento, atrasou o corte e armazenamento de erva, com os produtores regionais a registarem uma colheita muito inferior aos anos anteriores, nalguns casos em mais de metade da produção” o que levou a que “a sementeira do milho tenha sido atrasada”.
“Atualmente, a seca repentina que se regista, tem dificultado o crescimento e desenvolvimento das plantas, estando a lavoura numa situação de escassez de alimento conservado para a época de Outono/Inverno”.
Os deputados do PSD/Açores recordam ainda que “o próprio Serviço Regional de Estatística dos Açores tem referido este problema, considerando que atualmente ‘o aspeto vegetativo das pastagens situadas em zonas baixas é razoável, enquanto as situadas em zonas médias e altas encontram-se em mau estado devido às condições do tempo e consequente pisoteio’”. Segundo aquele organismo oficial “o estado vegetativo das pastagens é fraco, sendo de prever carências alimentares”.
“Uma vez que a ajuda na aquisição de fibras não foi uma medida que se tenha refletido em todo o sector devido à falta de recursos financeiros e de mercado”, os deputados do PSD/Açores pretendem, por isso, saber do governo regional “que medidas de avaliação deste fenómeno já foram realizadas e qual o plano que o Governo Regional tem preparado perante esta situação”.
Pretendem ainda informações sobre “as possíveis orientações que o Governo Regional tem preparadas face à continuidade de calamidades que o sector agrícola tem sido fustigado”.