O candidato da coligação “Pela Nossa Terra” à câmara municipal da Horta, Luís Garcia, comprometeu-se numa visita ao Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP), a apoiar a “fixação de empresas ligadas à economia do mar no nosso concelho”.
Segundo Luís Garcia, esta visita teve como objetivo afirmar a importância que esta instituição tem para a Ilha do Faial e para o nosso projeto.
“O DOP é importante pela projeção internacional que dá à Universidade dos Açores, e pela qualidade do trabalho que faz numa área como o mar, que é estratégica para o desenvolvimento dos Açores”, afirmou.
É por isso que o candidato considerou que qualquer alteração no funcionamento ou na orgânica da Universidade dos Açores deve ser no sentido de “valorizar e potenciar o papel do DOP”.
O candidato referiu que quer contribuir para que o “conhecimento científico aqui produzido no DOP se transforme efetivamente em economia”.
“Penso que a Câmara, se quiser que a Horta continue a ser a capital do mar, tem de dar o seu contributo ao criar condições para que empresas nacionais e internacionais ligadas a esta área se possam aqui fixar e apoiar o aparecimento de novas empresas”, realçou.
E com uma câmara por si liderada, Luís Garcia comprometeu-se a criar um protocolo de cooperação, com o DOP no sentido deste “dar apoio a novas empresas que surjam nesta área”, para que esta seja uma “aposta alicerçada no conhecimento científico”, e para que o DOP junto dos empresários possa “apontar caminhos e oportunidades” de negócios.
Luís Garcia garantiu que há a necessidade de “reforçar e aumentar a sensibilização dos jovens para as potencialidades do mar”, salientado que o mar só será uma “aposta ganha se os jovens aderirem a essa aposta”.
O candidato também assumiu ser necessário aprofundar o conhecimento do DOP pelos faialenses, pois “ninguém defende o que não conhece”.