O candidato da coligação “Pela Nossa Terra” à câmara municipal da Horta, Luís Garcia, afirmou estar “muito preocupado” com o futuro da delegação da RTP/Açores no Faial.
Após uma visita à delegação da televisão pública na Horta, Luís Garcia disse ter encontrado uma delegação “com instalações muito precárias que precisam ser rapidamente melhoradas” e onde a “falta de meios técnicos e de recursos humanos estão bem patentes”.
Segundo o candidato, a “falta de recursos humanos pode mesmo colocar em causa a própria autonomia funcional da delegação da RTP nesta altura”.
Luís Garcia sabe que está a decorrer um processo de conversações e negociações entre o Governo Regional, o Governo da República e a própria administração da RTP com vista a definir o futuro da RTP/Açores, mas considera inegociáveis algumas condições, nomeadamente “garantir a continuidade da delegação da RTP na cidade da Horta e dotá-la das condições em termos de instalações e meios técnicos e humanos” capazes de responder às necessidades da ilha e desta zona do arquipélago.
Luís Garcia comprometeu-se, caso seja necessário, a disponibilizar algum edifício municipal para melhorar as instalações da RTP na Horta.
Para o candidato, a RTP/Açores tem “prestado um verdadeiro serviço público, mas que neste momento precisa ser reestruturado e melhorado”, concluiu.