Skip to main content

O candidato da coligação “Por Angra” à presidência da câmara municipal de Angra do Heroísmo quer dar “uma nova vida” ao Monte Brasil.

António Ventura anunciou hoje, junto ao Pico das Cruzinhas, a criação de um Grupo de Gestão para o Monte Brasil, no qual “caberá à câmara incentivar e liderar um diálogo que encontre as melhores soluções para um espaço que é único”.

O candidato realçou que “este é um espaço com vários donos, com uma responsabilidade partilhada entre o Ministério da Defesa, o Governo Regional, o Museu de Angra e a Câmara Municipal. Mas será percebendo o conjunto de vantagens que o Monte Brasil encerra que vamos promover um novo rumo para aquele que é o parque e o pulmão da cidade e do concelho”, adiantou.

Segundo António Ventura, o Monte Brasil “engloba uma variada riqueza patrimonial, histórica, ambiental, de lazer, de saúde e turística, que em muito pode contribuir para aumentar a riqueza de Angra do Heroísmo”, mas trata-se de um espaço “que precisa de uma nova atenção, onde estão a desaparecer as vistas para a cidade e cujo exterior das muralhas não é limpo”, lamentou.

“Temos de contar a sua história, criando um percurso pedonal com início no Cais da Figueirinha, assim como criar um habitat vivo de espécies endémicas e reabilitar os trilhos existentes. O Monte Brasil é um conjunto verde que deve estar direccionado ao bem estar, e que deve ser acessível a todos”, concluiu o candidato.