O candidato do PSD/Açores a presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, afirmou que uma das medidas do seu programa a nível cultural será “impulsionar” as Festas da Cidade e as Marchas de São Pedro.
O social-democrata considerou que “a cidade da Ribeira Grande, pela sua riqueza histórica e cultural ímpar necessita de uma autarquia que valorize, em primeiro lugar, as tradições originárias dos ribeiragrandenses”, como as Marchas de São Pedro e as Festas da Cidade.
As Marchas de São Pedro, na Ribeira Seca, são um dos principais atrativos das Festas da Cidade, a par das Cavalhadas, por atraírem milhares de pessoas à Ribeira Grande, referiu Alexandre Gaudêncio, “merecendo ser mais apoiadas ao ponto de se tornarem nas mais emblemáticas da ilha”.
“É nosso dever amparar os grupos e entidades que se dedicam a manter essas tradições vivas. Por isso, devemos valorizar e promover, em primeiro lugar, as tradições da nossa terra em vez de importar festas de fora da ilha”, sublinhou.
Alexandre Gaudêncio garantiu que uma Câmara Municipal por si presidida vai “apoiar as marchas da Ribeira Grande através de protocolos que possibilitam apoios logísticos e financeiros”, de modo a que o auxílio financeiro investido seja com retorno para o concelho.
“A criação de parcerias com costureiras, motoristas, comerciantes de retalho, entre outros, permitem potenciar os serviços existentes na Ribeira Grande tal como as marchas e seus marchantes”, considerou.
Para o candidato social-democrata, “esta é uma forma de dinamizar a economia local, assim como potencializar a Ribeira Grande no cartaz cultural, religioso e turístico açoriano”.