Skip to main content

O candidato do PSD/Açores à Câmara Municipal da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, pretende apostar na promoção do ensino profissional enquanto setor essencial na empregabilidade dos jovens ribeiragrandense, através de “uma autarquia com voz ativa”.

“A Ribeira Grande tem enormes potencialidades sob o ponto de vista do turismo, pescas e agricultura, pelo que essas mais-valias deveriam traduzir-se em cursos que garantam uma resposta eficaz na relação formação-emprego”, defende. Por essa razão, enquanto presidente da autarquia pretende ser “uma voz ativa junto das autoridades públicas para que sejam abertos cursos nas áreas de futuro, nomeadamente no setor primário como agricultura e pescas e seja reforçada a área do turismo”, afirma Alexandre Gaudêncio.

Com o objetivo de “transmitir as potencialidades do concelho, em termos dos seus recursos e serviços, e contribuir para a entrada dos jovens no mercado de trabalho”, o candidato do PSD/Açores pretende assim valorizar o ensino profissional e contribuir para a afirmação cada vez mais crescente da Escola Profissional da Ribeira Grande.

Esta preocupação de ser uma “voz ativa” surge numa altura em que é anunciado um corte de 50 por cento dos fundos comunitários para o ensino profissional na Região.

O social-democrata propõe ainda fazer uma incubadora de empresas no concelho, aproveitando infraestruturas camarárias e de instituições no concelho (edifícios de casas do povo, quartel dos bombeiros, entre outros) para que os jovens possam iniciar os seus projetos de empreendedorismo, assim como realizar acordos com a Associação Agrícola de São Miguel para que sejam criadas hortas comunitárias que possibilitem a formação dos alunos caso se venham abrir cursos nessa vertente.

“Deixamos o repto para que as entidades regionais tomem em atenção esta preocupação e que procurem alternativas para não deixarem desaparecer o ensino profissional na Região”, disse Alexandre Gaudêncio.

O candidato social-democrata assegura que um executivo camarário por si presidido vai “agir para que as virtudes da cidade e do concelho da Ribeira Grande sejam aproveitadas e estas se traduzam em cursos profissionais, de modo a garantir a empregabilidade e o empreendedorismo dos jovens ribeiragrandenses que pretendam seguir esta área”.