Skip to main content

O candidato do PSD/Açores a presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, defendeu a necessidade de reativar e alargar o programa “A biblioteca vai à Escola” a todas as escolas do primeiro ciclo do concelho.

“Apoiar localmente as instituições do concelho torna-se possível através da “Biblioteca Móvel”, sobretudo em época escolar, quando se verifica maior procura de livros e material escolar diversificado. Desta forma, pretendo desenvolver diversas ações de descentralização dos serviços, sempre na procura de uma maior aproximação e ligação à comunidade local, e assim cultivar a semente da leitura junto das crianças”, afirmou Alexandre Gaudêncio, após uma visita à Biblioteca Municipal.

O candidato social-democrata salientou que, através da “Biblioteca Móvel”, deve ser efetuada uma deslocação itinerante às escolas primárias de cada freguesia.

A ideia foi sugerida pela escola do Porto Formoso a Alexandre Gaudêncio devido à “escassez de livros com que diariamente se confrontam”.

“Trata-se de uma ideia extremamente útil e que pretendemos apoiar, implementando-a nas 14 freguesias do concelho, de forma a dar cumprimento aos objetivos de uma biblioteca pública”, declarou.

Alexandre Gaudêncio considerou também importante que a iniciativa seja “alargada aos mais idosos, assim como a associações associadas ao cuidado de doentes”.

“Neste sentido, sempre com a intenção de prestar um serviço de leitura acessível a todos, pretendemos realizar deslocações a centros de dia e criar uma equipa de voluntários que queiram participar nessa viagem itinerante”, propôs o candidato do PSD/Açores a presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande.