O candidato do PSD/Açores à câmara da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, defendeu que a criação de hortas comunitárias no concelho pode gerar emprego e garantiu que terrenos pertencentes à autarquia vão ser usados para esse fim.
“Se receber a confiança dos eleitores irei dar um novo começo ao setor agrícola e uma oportunidade aos desempregados, dando uso às terras da câmara municipal e adquirindo outras para a criação de hortas comunitárias ao serviço dos ribeiragrandenses”, afirmou Alexandre Gaudêncio, após uma reunião com o presidente da Associação Agrícola de São Miguel, Jorge Rita.
O candidato social-democrata considerou fundamental “aproveitar os frutos que a terra dá e que o homem colhe e trabalha”, num setor que hoje em dia está a receber cada vez mais incentivos e mais promoção.
“Sendo a Ribeira Grande um dos concelhos com maiores potencialidades ainda por explorar no setor primário, sobretudo na agricultura, e face ao crescente aumento de desemprego, nós, enquanto câmara municipal, pretendemos dar um incentivo ao crescimento da agricultura através da criação de hortas comunitárias e de protocolos que fomentem este setor”, assegurou.
Para o candidato do PSD/Açores ao município ribeiragrandense, esta medida é uma forma de “incorporar os desempregados das mais variadas áreas” e, quanto aos que já se dedicam a esta atividade, “esta também é uma forma de transmitirem os seus conhecimentos e em troca receberem uma maior colaboração e incentivos por parte da autarquia”.
De acordo com Alexandre Gaudêncio, “estas são medidas que permitirão criar mais emprego, assim como dotar os desempregados de outros setores, como da construção civil (o setor mais afetado no concelho), de outras competências”.
O candidato social-democrata disse estar consciente das dificuldades das famílias da Ribeira Grande, tendo, por isso, considerado fundamental “dar uma resposta às preces dos ribeiragrandenses” face à falta de atuação da atual câmara municipal.
Deste modo, Alexandre Gaudêncio deixou o compromisso de que a câmara municipal da Ribeira Grande por si presidida “irá promover protocolos com a Associação Agrícola de São Miguel que possibilitem a inserção de todos aqueles que procuram investir numa alternativa que lhes garanta um futuro próspero num concelho que sirva as pessoas”.