Skip to main content

O governo regional socialista “é o único responsável pela tragédia que constituem os números relativos ao abandono escolar recentemente divulgados” e que indicam que os Açores ocupam “um triste primeiro lugar na União Europeia”, considerou o presidente do PSD/Açores.

Duarte Freitas, que falava à comunicação social no final de uma reunião com o Conselho Executivo da Escola Secundária Domingos Rebelo, em Ponta Delgada, considerou que o facto de 43 por centos dos jovens entre os 18 e os 24 anos não terem concluído a escolaridade obrigatória “é uma vergonha para as políticas educativas que foram seguidas nos últimos anos”.

Na verdade, explicou o presidente dos sociais democratas açorianos, “este números dramáticos, os piores da União Europeia, são ainda mais paradoxais quando se sabe que tem existido estabilidade política na Região e, em especial, no sector educativo”.

“O Partido Socialista está no governo há 16 anos e desses 16 anos, 12 foram da responsabilidade do mesmo secretário regional da Educação sendo que foram investidos milhões e milhões de euros. Ora, milhões e milhões de euros depois o que temos é um verdadeiro desastre”.

Para o presidente do PSD/Açores é, por isso, “preocupante que o principal responsável por esta tragédia se queira agora apresentar como candidato a novas funções públicas, tendo este registo de ser o responsável pela maior taxa de abandono escolar na União Europeia”.