O PSD/Açores questionou o Governo Regional sobre o abastecimento de água para os agricultores da freguesia dos Fenais da Ajuda, na ilha de São Miguel, de forma a saber “se já estão concluídos os projetos para a construção dos reservatórios garantidos pelo Governo Regional em Dezembro de 2011 e, se assim for, por que razão a mesma ainda não se iniciou”, pergunta o deputado Renato Cordeiro.
Num requerimento enviado à Assembleia Legislativa, os social-democratas explicam que “os Fenais da Ajuda, tal como a freguesia vizinha da Lomba de São Pedro, têm o desenvolvimento económico das suas populações assente na agricultura e na pecuária, com todos os setores a beneficiarem indiretamente dessas atividades”, diz o parlamentar.
Assim sendo, “e porque os meios de abastecimento e distribuição de água são determinantes para a atividade agrícola e para a sua sustentabilidade, deve a Administração Pública regional manter ativos os sistemas de captação e armazenamento de água para apoio às explorações. O que não está, de momento, a acontecer”, refere Renato Cordeiro.
O deputado do PSD/Açores explica que “existe, nos Fenais da Ajuda, uma conduta de distribuição de água no caminho da Soca/Estrada Velha, ligada a um sistema de captação que não responde às necessidades durante o verão, pois também abastece a freguesia. A situação já foi relatada e o Governo garantiu uma solução”, lembrou.
“Foi em dezembro de 2011 que a tutela informou estar o IROA a desenvolver os projetos para a construção de dois reservatórios, um no caminho da Soca/Estrada Velha – Fenais da Ajuda – e outro no Caminho do Meio/Outeiro – São Pedro -”, adianta Renato Cordeiro, criticando que, “desde então nada mais foi informado sobre o processo”.
O PSD/Açores quer saber “se os projetos referidos estão concluídos, e quando vão ser lançadas a concurso as respetivas empreitadas. Mesmo se dificilmente se conseguirá evitar que o sector agrícola sofra durante o verão deste ano novas dificuldades no abastecimento de água. Aliás também pedimos informações sobre ações em curso dos serviços competentes para evitar essas mesmas dificuldades”, concluiu o social-democrata.