Dona 1 – Vasco Cordeiro
A “via açoriana” para o emprego, para as empresas, para a educação, para a saúde, para o turismo, para os transportes, … na prática é a “via sacra” das desculpas”.
Se o desemprego sobe aqui, a culpa é do governo lá de fora; se as empresas estão à rasca, a culpa é da troika; se 43% dos açorianos (entre os 18 aos 24 anos) não concluem a escolaridade obrigatória a culpa é da “herança”; se preparam aqui a maior “desqualificação” de centros de saúde e hospitais, a culpa é das dívidas de Lisboa; se os números do turismo mingam … a culpa é da austeridade; se o preço das passagens não baixa … a culpa é da carta sem resposta.
Afinal precisamos de um governo para quê? Para dar emprego aos amigos, dar uns subsídios aos “parentes” e fazer uns discursos inflamados cheios de desculpas esfarrapadas? Oh meu amigo … não foi eleito para isso!
Quem governa há 17 anos e apregoa a saúde das finanças públicas, não pode comportar-se como um aluno desleixado que, para justificar o insucesso, diz que embirra com professor, com a turma, … e com a comida da cantina.
A (des)culpa já chegou a Duarte Freitas. Quando o Presidente do PSD/A pede que não se repitam “erros trágicos” que deixaram o setor da construção civil sem trabalho, … Vasco Cordeiro diz que a culpa (também) é do PSD/A(!!!).
Quando o governo regional enfrenta enorme contestação popular com os cortes nos centros de saúde e hospitais, a culpa é do líder da oposição, … que “está a enganar os açorianos”. Quando Duarte Freitas pede que sejam pagas as dívidas aos fornecedores, o Presidente do Governo culpa Freitas por dizer “meias verdades”.
Tal desespero! Decida-se. Quer ser (e parecer) o Presidente do Governo … ou prefere liderar o SSP (sindicato dos socialistas pequeninos)? A falta que lhe faz o “socialista grande”. Carlos César não se pode distrair!
Dona 2 – Abandono escolar: 43%
É uma vergonha regional e nem tentem arranjar mais desculpas! Quase metade dos açorianos, entre os 18 e 24 anos, não concluiu a escolaridade obrigatória.
São jovens que fizeram todo o seu percurso escolar durante o consulado socialista. Passados 17 anos, gastamos milhões em escolas faraónicas, acrescentamos facilitismo, … e o resultado é sermos os piores da Europa.
E os responsáveis? Têm rosto, nome e integraram os sucessivos governos regionais. Álamo Meneses à cabeça. Foi Secretário da Educação durante 12 anos.
Quando a Educação é o principal “elevador social” e o motor do desenvolvimento de qualquer região ou país … percebemos que já hipotecamos uma geração. É a nossa herança … socialista!
Dona 3 – “Erro histórico”
Terminada nos Açores a maior obra rodoviária de sempre (projeto SCUT), … e provavelmente dos próximos 100 anos, é irónico termos hoje a construção civil completamente depauperada.
Ao querermos fazer tudo depressa … e de uma pernada só, atraímos as grandes multinacionais e remetemos as nossas empresas para a condição de subempreiteiros. Um erro histórico que estamos … e vamos pagar muito caro!
Dona 4 – Pedir fatura
Concordei com a medida que nos permite deduzir (no IRS) 5% do IVA das faturas dos cabeleireiros, oficinas e restaurantes. O processo é automático se pedirmos para incluir o contribuinte na fatura.
Mesmo com muita contra informação a adesão dos portugueses foi imediata e agora o governo triplicou o incentivo, passando a dedução a ser de 15% do valor do IVA. Se todos pagarem (todos os) impostos … cabe menos a cada um!