Skip to main content

O candidato do PSD/Açores à câmara da Ribeira Grande garantiu apoios aos grupos da Associação de Escoteiros de Portugal e Corpo Nacional de Escutas do concelho, alegando que o movimento escutista é uma das “mais nobres causas” na formação dos jovens.

“Fui escuteiro e estou a par da vivência escutista. Vejo esta causa como uma das mais nobres na formação dos jovens, preparando-os para os desafios do dia-a-dia, em prol de uma cidadania ativa contra a exclusão social e contra os malefícios das dependências, nomeadamente a toxicodependência, que assola os mais jovens no concelho da Ribeira Grande”, afirmou Alexandre Gaudêncio.

O candidato social-democrata, que tem vindo a reunir-se com os grupos de escuteiros do concelho da Ribeira Grande, salientou que o movimento escutista tem vindo a enfrentar cada vez maiores dificuldades no concelho, dado que a câmara municipal os deixou de apoiar financeiramente (eram apoiados apenas com cerca de 40 euros por mês) e, face à atual conjuntura económica, muitas famílias deixaram de ter dinheiro para manter as crianças nos escuteiros.

“Além disso, os grupos de escuteiros enfrentam o pagamento das taxas camarárias (água e lixo), que consideramos elevadas para este tipo de instituições”, referiu.

O candidato social-democrata propôs como medidas de apoio aos grupos de escuteiros a atribuição de uma verba anual, de acordo com o número de escoteiros inscritos e com o seu plano de atividades e a alteração da tarifa de água para que possam ter menos despesas mensais (embora já haja uma tarifa para instituições sem fins lucrativos pretende baixar esse valor).

Alexandre Gaudêncio anunciou também a intenção de promover ações de formação em proteção civil e primeiros socorros para que os grupos de escuteiros “possam atuar em caso de catástrofe e de forma concertada a nível concelhio”, bem como a criação do estatuto de dirigente associativo no concelho, “para que todos os que são dirigentes de associações sem fins lucrativos beneficiem de descontos em infraestruturas municipais”.