O candidato do PSD/Açores à presidência da câmara municipal da Ribeira Grande assegurou que o seu projeto para o concelho “é o que melhor responde às expectativas dos munícipes”, e o que “melhor garante um novo começo para a Ribeira Grande”.
Alexandre Gaudêncio, que discursava na apresentação da sua candidatura, que decorreu no Teatro Ribeiragrandense, garantiu que a sua ação terá como principal preocupação “o emprego e o apoio social aos mais desfavorecidos”. Tem também como objetivo virar o concelho para o Mar e apostar na captação de investimento como forma de vencer “a maior crise financeira, social e económica da Autonomia”.
“Seremos incansáveis no desenvolvimento de políticas de apoio ao emprego, no estabelecimento de parceiras que captem investimento e no desenvolvimento de estratégias que voltem a afirmar a Ribeira Grande como um dos concelhos de maior e melhor futuro nos Açores”, garantiu.
O candidato dos sociais democratas açorianos à Ribeira Grande lamentou ainda que os últimos anos “tenham sido perdido por inação da autarquia” apontando como exemplo “os mais de 3 milhões de euros em obras que foram adjudicadas a empresas de fora do concelho”.
Alexandra Gaudêncio garantiu igualmente pretender no concelho a criação de uma incubadora de empresas, bem como uma aposta muito importante na exportação de produtos locais”
Um exemplo para o aproveitamento desse potencial são os oito acordos de geminação que a Ribeira Grande possui com outras tantas cidades “e que apenas têm servido para um ou outro passeio do presidente da câmara”.
O candidato do PSD/Açores comprometeu-se igualmente “a criar uma bolsa de emergência social destinada a apoiar famílias que ficam sem rendimentos a pagar despesas como a água, a luz ou o gás”.
Apoiar todas as instituições sem fins lucrativos, proceder a uma efetiva descentralização, com a duplicação das transferências financeiras para as freguesias, e dialogar com todos foram outros dos compromissos apresentados.
Alexandre Gaudêncio assegurou igualmente que será no futuro um “parceiro leal do governo regional para o desenvolvimento do concelho”, mas que “nunca calará quando estiveram em causa os interesses da Ribeira Grande”.
A par da candidatura de Alexandre Gaudêncio à presidência da autarquia, ontem foi também anunciado que Filomeno Gouveia será o candidato do PSD/Açores à presidência da Assembleia Municipal da Ribeira Grande.